Cartão de Confirmação de Inscrição Enem 2020

O período de inscrições do Enem 2020 em breve terá início e muitos estudantes ainda têm dúvidas sobre o processo de inscrição no programa. No decorrer deste artigo daremos dicas importantes de como acessar o cartão de confirmação de inscrição no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Portanto, é preciso de muita atenção dos estudantes em cada dica aqui deixada.

A confirmação da inscrição do estudante nas provas do Enem 2020, de acordo com as edições anteriores, ocorrerá em meados do mês de setembro. Conforme o Ministério da Educação anunciou – MEC, as provas ocorrerão em outubro e novembro.

Como consultar o cartão de confirmação do Enem 2020

Para os participantes que não tem direito de isenção da taxa de inscrição do Enem 2020, a confirmação da participação do mesmo só será validada após o pagamento desta taxa dentro do período definido. Já para os candidatos isentos, a confirmação pode ser efetuada após 24hrs da realização da sua inscrição no Enem 2020.

Os alunos que se inscreveram no Enem 2020, precisam acessar novamente a página do participante. O mesmo poderá ser visualizado no site oficial do Inep (Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) ou pelo aplicativo “ENEM”.

Ao acessar a página do participante do Enem 2020, o estudante precisa informar o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a senha criada quando realizou a sua inscrição no programa.

Eventualmente, o candidato não recorde da senha criada no ato da inscrição no Enem 2020, basta clicar na opção “esqueci minha senha“. Assim, o Inep enviará imediatamente um código de acesso no endereço de e-mail ou um SMS pelo número informado.

Com código em mãos, o participante do Enem 2020 conseguirá ter acesso a página do participante. Ao acessar não esqueça de criar uma nova senha.

Na página inicial, o estudante vai se deparar  com o cartão de confirmação, assim terá a sua vaga garantida no exame.

Eventualmente ao acessar a página do participante do Enem 2020 não se depare com o cartão de confirmação da inscrição no programa, o mesmo deve ter:

  • Realizado o pagamento da taxa fora do período. Onde será impossível o ressarcimento do valor;
  • O pedido de isenção não foi aceito, assim o estudante não gerou e nem efetuou o pagamento do GRU.

Caso queira fazer algum questionamento ao Inep, basta entrar em contato pelo 0800 616161.

O que mais é possível conferir na página do participante do Enem 2020

Certamente que na página do participante do Enem, é encontrado todos os dados do candidato no exame.

Além disso, no cartão de confirmação do Enem 2020, os participantes do programa podem encontrar informações necessárias para se inscrever no:

  • Sisu (Sistema de Seleção Unificada);
  • ProUni (Programa Universidade para Todos);
  • Fies (Financiamento Estudantil).

O gabarito oficial será divulgado três dias uteis apos o encerramento do exame. Contudo, de acordo com edições passadas, em meados de Janeiro de 2020, será divulgadas as notas adquiridas pelos estudantes nas provas do Enem 2020.

Ocorre muito de alunos obterem o mesmo acerto de questões e notas diferentes. Isso ocorre devido ao teoria de avaliação utilizada pelo Inep, pois aplica valor das questões. 

A partir do momento que se inicia as inscrições do uma nova edição do programa, os alunos cadastrado na página do participante do Enem da edição anterior, perde o seu cadastro e, só é possível participar de uma nova edição se realizar outro cadastro.

Esperamos ter tirado todas as dúvidas dos participante do Enem 2020, mas se ainda existirem mais dúvidas sobre o programa, basta deixá-la nos comentários que teremos o prazer de esclarecê-las a vocês. Desejamos a todos os participantes, boa sorte!

Antes de mais nada, conheça nossa página do Facebook Enem 2020 ou o Instagram Guia do Enem. Quer mandar bem no exame? Adquira agora a apostila digital e já comece os seus estudos.

Deixe um comentário