Como recuperar a senha do ENEM 2020

Como recuperar senha do Enem 2020? Muitos estudantes que se inscrevem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não guardam a senha que cadastram durante a inscrição. No site oficial do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e necessitam dela em oportunidades posteriores. Sabendo disso, faremos o possível para esclarecer o passo a passo de como fazer a recuperação de senha do Enem.

A senha do Enem 2020, é utilizada certamente no próprio acompanhamento de inscrição e em inscrições em processos seletivos ligados ao Enem:

  • Sisu (Sistema de Seleção Unificada);
  • ProUni (Programa Universidade para Todos);
  • Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Esqueci minha senha do Enem 2020! Veja o passo a passo de como recuperar!

Grande parte dos milhões de estudantes que participarão das provas do Enem 2020 vão passar pelo problema de esquecer a senha. Isso é uma coisa comum e o Inep, autarquia responsável por organizar o Exame brasileiro, oferece a recuperação com facilidade.

No primeiro passo para recuperar a senha do Enem 2020, o estudante já inscrito precisa acessar a página do participante, no endereço http://enem.inep.gov.br/. Ao entrar no site, basta clicar na opção “Página do participante” ou ir direto para o endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br/participante/.

Feito isso, o sistema fará o direcionamento à sua página de acesso principal, onde os candidatos conseguem acompanhar as inscrições. A partir daí todo processo é feito através da emulação de um chat com a assistente virtual do Enem, chamada Nanda. Ela, solicitatará o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e, em seguida, a senha cadastrada no ato da inscrição.

É neste momento que aparece, no canto inferior direito, a opção “Esqueci minha senha”, que deve ser selecionada por todos aqueles que pretendem fazer a recuperação da mesma.

Como receber nova senha do Enem 2020 por e-mail?

Clicando na opção “Esqueci minha senha”, a assistente virtual dirá a seguinte mensagem:

Posso enviar sua senha para o e-mail cadastrado ou te ajudar com a alteração do e-mail caso você não possua mais acesso à ele.

O que você gostaria de fazer?

Como perguntado, o participante poderá escolher entre enviar uma nova senha provisória para o e-mail cadastrado. Caso o e-mail esteja correto, basta clicar em “Enviar senha” que a organização remeterá uma senha temporária para a caixa de entrada do correio eletrônico em questão.

Como alterar o endereço de e-mail e celular cadastrados no Enem 2020?

Quem porventura tiver trocado ou perdido o e-mail, deverá clicar na opção “Alterar e-mail”. A assistente virtual perguntará de maneira semelhante à anterior, mas com a conferência dados pessoais do participante, como data de nascimento, telefone celular e telefone fixo do estudante.

Uma vez feitas as confirmações de maneira correta, a assistente virtual perguntará qual é o novo e-mail para o qual a senha deverá ser enviada. Como ela mesma alerta, o endereço deve ser informado com atenção.

Pronto! Agora basta acessar seu e-mail e conferir a nova senha provisória de seis dígitos enviada pelo INEP. Caso a mensagem não se encontre na caixa de entrada, é possível que o sistema antispam tenha a colocado em quarentena. Verifique a existência de uma mensagem enviada pelo endereço [email protected] na caixa de mensagens spam.

Com a senha provisória recebida, o estudante poderá continuar usando ela própria em todos os seus acessos ou, caso ache melhor, poderá entrar novamente na página do participante, informar o CPF e a senha provisória e, em seguida, cadastrar a nova senha definitiva.

Ainda é possível receber nova senha do Enem 2020 por celular?

Anteriormente era possível receber a senha temporária por celular, bastando conferir o CPF e número apresentados na tela e clicar na opção “Enviar nova senha por SMS”. Todavia, esta opção não está mais presente no momento no sistema.

Contudo, caso o candidato inscrito tenha trocado também o números de telefones, ele precisará apenas lembrar-se de quais foram os números utilizados no ato da inscrição para prosseguir na recuperação de senha.

Auto Atendimento, Fale Conosco MEC

Se caso até aqui as informações prestadas não for possível realizar a recuperação da senha existe, como opção final, o atendimento direto junto ao Ministério da Educação, MEC. A central de atendimento do MEC pode ser acessada pelo telefone através do número 0800-616161 ou pelo endereço eletrônico neste link.

Caso ainda tenha restado alguma dúvida, deixe um comentário abaixo que faremos o possível para ajudá-lo. Curta a página do Enem 2020 no facebook e acompanhe todas as nossas publicações!

Deixe um comentário