Como se inscrever no ENEM 2020 Gratuitamente

Neste artigo você terá informações importantes sobre a isenção de taxa e como se inscrever no ENEM 2020 gratuitamente. O Exame Nacional do Ensino Médio possui uma taxa de inscrição que atualmente se encontra no valor de R$85,00, contudo, poderá haver alteração de preço, pois o exame terá duas aplicações, sendo uma digital e outra regular. Certamente alguns estudantes têm direito a isenção de acordo com as regras estipuladas pelo INEP.

As inscrições para o Enem 2020 serão abertas no mês maio. A previsão é de que o período terá início no dia 04 e vá até o dia 15. Contudo, vale ressaltar que é apenas uma previsão. Certamente esta edição terá contará com milhões de candidatos, onde 50 mil deles poderão fazer a prova digital.

O Enem 2020 permanecerá sendo a principal portal de entrada para o ensino superior utilizando sua nota. Desse modo, basta se inscrever no Sisu – Sistema de Seleção Unificada, Prouni – Programa Universidade para Todos ou Fies – Fundo de Financiamento Estudantil.

Como obter Isenção no Enem 2020

Nesta etapa além de ensinar o passo a passo de como ser isento do Enem 2020, vamos apresentar informações de como efetuar o pagamento. Desse modo, veja os estudantes que possuem direito à isenção e período disponível para efetuar o pedido. Antes do passo a passo, eventualmente os estudantes a seguir serão os únicos que possuem direitos à isenção no exame:

  • Estudantes que estejam indo concluir no ano imediato o ensino médio em escola de rede pública. Certamente a escola deverá estar declarada no Censo Escolar;
  • Candidatos que concluíram o ensino médio em escola de rede pública ou bolsista integral em escola de rede privada, onde possuem renda per capita igual ou superior a um salário mínimo e meio;
  • Participantes de baixa renda na qual se declara vulnerabilidade socioeconômica. Além disso, esteja com o cadastro no CadÚnico atualizado. O estudante deverá ser portador de renda familiar de até três salários mínimos ou aquela renda familiar per capita de meio salário.

Isenção de taxa de Inscrição do Enem 2020 passo a passo

De acordo com a ultima edição, o pedido de isenção será feito antes das inscrições, onde deverá ocorrer na primeira quinzena do mês de abril. Visto que atendem aos requisitos de não pagamento da taxa, basta seguir os seguintes passos:

  1. Acessar o site do Enem 2020 no portal do Inep através do https://enem.inep.gov.br;
  2. Clique na opção “isenção 2020”;
  3. Informar o número do Cadastro de Pessoa Física – CPF e criar uma senha que dará acesso às inscrições;
  4. Responder o questionário de figuras;
  5. Pressione em “enviar”;
  6. Conferir se o pedido de isenção foi efetuado com sucesso;
  7. É importante lembrar que aqueles que forem sem isentos pelo CadÚnico basta informar o Número de Identificação Social (NIS).

Para efetuar o pagamento do GRU, basta ter a taxa em mãos e comparecer a qualquer agência bancária, casas lotéricas ou agências dos correios. É importante lembrar que aqueles que foram isentos na edição anterior e não compareceram no dia das provas deverão justificar, caso contrário terão que efetuar o pagamento da taxa.

O resultado do pedido de isenção terá a data ainda confirmada no edital do Enem 2020. Todavia, podemos adiantar que para visualizar basta acessar o site oficial e informar o CPF e senha. Caso o estudante não seja aceito no pedido, será informado via e-mail ou através de um SMS no celular cadastrado. É importante que o estudante acesse a página do participante para o acompanhamento. Caso o estudante não seja aceito, poderá efetuar o recurso pela página do exame, todavia deverá apresentar novos documentos.

Inscrições para o Enem 2020 serão após Período Solicitação de Isenção

As inscrições para o Enem 2020 durarão pouco mais de uma semana. Para os estudantes que efetuarem o pedido de isenção, no ato da inscrição basta informar o CPF e a senha, pois o Inep já terá alguns dados pessoais do estudante.

O Ministério da Educação – MEC concedeu uma coletiva e confirmou as datas das provas do Enem 2020. Desse modo, os exames serão aplicados nos dias 1 e 8 de novembro (regular) e 11 e 18 de novembro (digital). Eventualmente não tenha nenhuma alteração, o primeiro dia contará com 90 questões divididas entre Ciências Humanas e Linguagens, códigos e suas tecnologias, além da redação. No segundo dia será mais 90 questões divididas entre as áreas de Ciências da Natureza e Matemática.

Gostou do que leu? Então curta e compartilhe nossa página do Facebook Enem 2020 ou o Instagram Guia do Enem. Para mandar bem, basta aquirir a sua apostila digital e já começar o seus estudos.

Deixe um comentário