ENEM 2020 Inscrições Grátis

Veja como pedir isenção no Enem 2020: Solicitação eventualmente deverá ser realizada antes do início das inscrições. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) deverá divulgar nos próximos meses o edital do Enem 2020Exame Nacional do Ensino Médio. O documento contará com uma importante novidade relacionada ao pedido a aplicação digital, onde certamente é o assunto mais comentado do Enem.

Responsável por organizar o Exame Nacional do Ensino Médio, o Inep deverá estar nos detalhes finais da elaboração do edital do Enem. O documento será divulgado no Diário Oficial da União (DOU), onde certamente contará com todas as regras e datas do exame.

Veja quando e como pedir isenção no Enem 2020: quem tem direito ao benefício?

PROVAS DO ENEM 2020O período para pedir isenção no Enem 2020 ainda está com data a definir, contudo, deverá ocorrer na primeira quinzena de abril. Os estudantes terão  eventualmente um prazo de uma semana para solicitar o não pagamento da taxa de inscrição.

O valor da taxa de inscrição do Enem 2020 se encontra no valor de R$ 85,00, contudo poderá ter reajuste, pois esta edição contará com duas aplicações. Os estudantes que receberam isenção em 2019 e não compareceram nos dias de prova, deverão justificar suas ausências. Eventualmente não justifique ou tenha o pedido negado, o pagamento da taxa será obrigatório.

Para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2020, o estudante precisa acessar a página do participante, no portal do Inep, disponível no endereço https://enem.inep.gov.br.

Terão direito à isenção no Enem 2020 os estudantes que:

A seguir vamos apresentar os estudantes, possuem direito a isenção do Enem 2020. Vale lembrar que é de acordo com a ultima edição:

  • Estão cursando o último ano do ensino médio em escolas da rede pública, declaradas no Censo Escolar;
  • Cursaram todos os anos do ensino médio em escolas da rede pública de ensino, ou como bolsistas integrais em escolas particulares. Antes de mais nada, neste caso a renda familiar mensal per capita deverá ser de até um salário mínimo e meio;
  • Estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica, sendo membros de famílias de baixa renda que possuam o Número de Identificação Social (NIS), registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

A aceitação da isenção por parte da organização, não garantirá ao candidato a efetivação da inscrição. Os processos são independentes, portanto, quem for isento deverá concluir o cadastro na mesma maneira do que os demais.

Estudantes que não forem isentos do pagamento da taxa, deverão emitir o boleto do Enem 2020 (GRU – Guia de Recolhimento da União) no ato da inscrição e efetuar o pagamento em qualquer agência bancaria, casas lotéricas ou agências dos correios.

Período de inscrição do Enem 2020 será aberto em maio

O período de inscrições do Enem 2020 deverá ser aberto na  primeira quinzena de maio. Conforme a ultima edição, a data mais especulada será no dia 4, ou seja na primeira segunda-feira. Caso a nossa precisão esteja correta, os estudantes terão até às 23h59min (de Brasília/DF) do dia 15 para garantir sua vaga.

Ao preencher a inscrição, o candidato deverá ter em mãos os números do CPF (Cadastro de Pessoa Física), documento de identidade (RG – Registro Geral), data de nascimento, endereço de e-mail e telefone celular pessoal válidos.

No ato da inscrição o estudante deverá cadastrar uma senha e escolher o município onde possui preferencia em fazer a prova do Enem 2020.

As provas do Enem 2020 serão aplicadas nos dias 1 e 8 de novembro e 11 e 18 de outubro. Ao todo, haverão 180 questões de múltipla escolha, além da redação, divididas entre quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

As duas primeiras áreas serão aplicadas no primeiro domingo, em 05h30min, junto da redação do Enem 2020. As duas últimas, por sua vez, acontecerão no segundo domingo, em 05h de duração.

Os portões serão abertos ao meio dia e fechados às 13h, pontualmente. As provas terão início às 13h30min. Os horários são válidos para os dois dias e levam em conta o horário oficial de Brasília/DF.

Curta a página do Enem 2020 no Facebook ou o Instagram Guia do Enem! Quer sair na frente e se preparar para o exame? Conheça agora a apostila digital, clique e veja e já comece a se preparar.

Deixe um comentário