Enem 2020 pode ser adiado para janeiro

Órgãos responsáveis pelo Enem 2020 estudam adiar o Exame Nacional do Ensino Médio para o mês de janeiro, veja todos os motivos neste artigo. Conforme muitos estão acompanhando, o Brasil está sendo um dos países que mais está sofrendo com o Covid-19 o novo Coronavírus. De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, no dia 18 o Brasil registra 245.595 exames confirmados e 16.370 mortes.

Desse modo, muitos estudantes têm se manifestado em redes sociais pedindo o adiamento do exame, na qual a hashtag #AdiaEnem está entre os assuntos mais comentados. Além disso, algumas instituições têm entrado com ações pedindo o adiamento do Enem 2020. Contudo, Abraham Weintraub, Ministro da Educação, afirma que as datas eventualmente estão mantidas.

O presidente da república Jair Bolsonaro disse em coletiva nesta quarta-feira, dia 13 de maio, que o Enem 2020 pode ser adiado mais um pouco. Contudo, o presidente informou que as provas precisam ser aplicadas neste ano.

Principais problemas para aplicação das provas do Enem 2020

Conforme as orientações da OMS – Organização Mundial da Saúde para prevenção do Coronavírus é evitar locais aglomerados. Desse modo, fica impossível ter Enem 2020 nas condições atuais, pois eventualmente as salas de provas contém mais de 30 participantes.

Além disso, a OMS orienta que mantenha pelo menos 1 metro de distância. Desse modo, o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, teria que planejar sala com assentos com distanciamento de até um metro e certamente diminuir o número de participantes em cada sala.

Outra medida que o Inep terá que tomar, serão referentes aos examinadores do Enem 2020. Acredita-se que deverá ter redução no número de contratados e deverão ser feitas reuniões e logística de treinamento de colaborações e fiscais.

Outro problema será referente a economia necessária para o exame, pois acredita-se que parte da verba poderá ser redirecionado para ajudar o combate a pandemia do Covid-19 o novo coronavírus.

Inscrições do Enem 2020

Conforme o calendário do Enem 2020, as inscrições para o exame se encerram no dia 22 de maio. De acordo com o último balanço, já foram registrados pouco mais de 3 milhões de participantes.

O Inep informou em suas redes e até mesmo no site que vai garantir a isenção de todos os estudantes que atendem ao requisito de isenção do Enem 2020. Basta apenas se cadastrar.

As inscrições para o Enem 2020 serão feitas somente via internet através do endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br ou pelo aplicativo “ENEM”. No decorrer da inscrição o estudante terá que preencher algumas etapas como dados pessoais, endereço, atendimento especial, Língua estrangeira, ensino médio, NIS, questionário socioeconômico, dados de contato, município da prova e foto.

Terão direitos a isenção do Enem 2020:

  • Estejam cursando a última série do ensino médio no ano de 2020. Sendo em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica; ou
  • Tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada. Serão aceitos somente aqueles que tenha, renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; ou
  • Declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda. O participante precisa estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer: renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Para aqueles que não forem aceitos, basta pagar a taxa de inscrição do Enem 2020 até o dia 28 de maio, o valor será de R$85,00. O debito deverá ser feito em qualquer agência bancária, casas lotéricas ou agências dos correios.

As provas do Enem 2020 estão agendadas para os dias  1 e 8 de novembro e 22 e 29 de novembro. Para entender a diferença entre a prova digital e a exame regular, “clique aqui“.

Quer participar do grupo do whatsapp, basta clicar em “CONVITE PARA O GRUPO“. Além disso, disponibilizamos o Instagram Guia do Enem ou a página Enem 2020 no Facebook. Comece a se preparar na segurança da sua casa, adquira agora a apostila digital, venha conhecer.

1 comentário em “Enem 2020 pode ser adiado para janeiro”

Deixe um comentário