Enem 2020 prova digital adiada

Nesta sexta-feira, dia 17, a justiça de São Paulo determinou que o Enem 2020 – Exame Nacional do Ensino Médio seja adiado, por motivo da pandemia do Coronavírus (COVID-19). Além disso, estava sendo analisado a expansão do pedido de isenção por mais 15 dias, contudo, o Inep já se manifestou sobre o assunto.

A decisão foi tomada na 12º Vara Civil, onde foi assinado pela juíza Marisa Claudia Gonçalves Cucio. Certamente a determinação foi tomada devido aos números de contaminados e mortes causadas pelo vírus, além da política de isolamento social. De acordo com o último balanceamento do Ministério da Saúde, os números do Covid-19 no Brasil é de 2.347 mortos e 36.599 contaminados.

De acordo com a decisão da juíza, as provas deverão ser adequadas ao ano letivo, assim sendo, suspenso por tempo indeterminado sem data fixa para a realização do Enem 2020.

Pronunciamento do Inep juntamente com o MEC sobre o Enem 2020

Imagem Guia do Participante do Enem 2020 CompletoO ministro da Educação, Abraham Weintraub, comentou sobre o assunto em um live feita no seu Instagram. De acordo com o ministro, o adiamento do Enem 2020 para 2021 estaria matando uma nova geração.

Além disso, o Abraham Weintraub comentou:

_ E o que eu quero é que, daqui dez anos, quando vier uma outra epidemia mundial lá da Ásia, a gente tenha os melhores médicos. Interromper o Enem e deixar só para 2021 seria como matar uma geração de médicos, engenheiros, contadores……

O ministro afirma que o Enem é uma competição e que será difícil para todo mundo.

Já em nota oficial, o ministro do Inep, Alexandre Lopes, confirmou que órgão vai garantir a isenção de todos aqueles estudantes que possuem direito, mesmo que tenham perdido o prazo. Veja uma parte do pronunciamento de Alexandre Lopes:

_O aluno não vai precisar pedir. Não terá que fazer nada, nós do Inep vamos garantir que ele tenha esse direito.

Além disso, o Inep anunciou o adiamento do Enem 2020 digital, onde estava agendado para os dias 11 e 18 de outubro. De acordo com o órgão, o Enem digital será aplicado nos dias 22 e 29 de novembro.

Veja a seguir um vídeo divulgado pelo Ministério da Educação, onde explicam sobre a gratuidade do exame:

Quer continuar acompanhando todas as notícias do Enem 2020? Então não deixe de curtir e compartilhar a página do Facebook ou o Instagram Guia do Enem. Torne o exame mais fácil para você, adquira agora sua apostila digital e comece a se prepara.

2 comentários em “Enem 2020 prova digital adiada”

Deixe um comentário