Imagem Isenção do Enem 2020

Está aberto o prazo para o pedido de isenção do Enem 2020

Nesta segunda-feira, dia 06, começa o prazo determinado pelo Inep para solicitar a isenção do Enem 2020. Quer saber se você tem direito? Quer ver o passo a passo de como solicitar? Neste artigo vamos apresentar todos os detalhes sobre a isenção do Exame Nacional do Ensino Médio.

Além disso, juntamente com a isenção, é aberto o prazo para justificativa de ausência no Enem 2019. Este procedimento é destinado aqueles estudantes que solicitaram carência na taxa na edição passada, mas não compareceram no dia das provas.

Antes de mais nada, vale lembrar que aqueles estudantes que solicitarem isenção no Enem 2020, deverão concluir as suas inscrições do dia 11/05 a 22/05. Caso contrário os candidatos não terão os seus cadastros confirmados no Enem 2020.

Requisitos de isenção do Enem 2020

Imagem Isenção do Enem 2020O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira já liberou os editais do Enem 2020, serão duas aplicações nesta edição. Para visualizar, basta clicar em “Digital” ou “Impresso“, assim será encaminhado diretamente para o documento.

Conforme os dois editais, o pedido de isenção do Enem 2020 de ambas aplicações deverão ser feitas no mesmo prazo, ou seja, do dia 6 a 17 de abril. Veja a seguir todos os requisitos:

  • Estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio no ano de 2020. Contudo, somente aqueles em escola da rede pública declarada no Censo da Educação Básica;
  • Tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada. Serão aceitos aqueles com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda. O candidato certamente deverá respeitar os termos do art. 4º do Decreto nº 6.135. O participante deverá estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Serão aceitos aqueles com renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Para aqueles que vão utilizar o cadastro do CadÚnico será exigido o Número de Identificação Social (NIS) único e válido. Desse modo, o sistema automaticamente terá acesso aos dados disponibilizados no cadastro, como renda e outras informações. Candidatos que sejam pegos tentando fraudar, certamente será eliminado do exame e poderão responder processo, sob pena por crime contra a fé pública.

É importante lembrar que os dados pessoais informados no CadÚnico devem ser iguais aos dados cadastrados na Receita Federal. Eventualmente tenha alguma discrepância, a solicitação da isenção não poderá ser feita. Por isto, é importante que antes de solicitar, confira as correspondências dessas informações pessoais, caso seja necessário faça a atualização.

Passo a Passo de como solicitar isenção no Enem 2020

Imagem Isenção do Enem 2020Antes de mais nada, é importante ressaltar que o pedido de isenção do Enem 2020 será feito apenas através do portal do Inep pelo endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br/participante/#!/. O prazo determinado em edital é a partir das 10h0min do dia 06 até às 23h59min do dia 17, conforme o horário de Brasília.

Visto que atende aos requisitos, basta acessar o endereço eletrônico informado acima e seguir os seguintes passos:

  • Faça o cadastro no gov.br, basta clicar em “Página do Participante – Entrar com gov.br”
  • No bate papo com Nanda, clique em “Isenção”;
  • Responda o desafio da figura;
  • Informe o seu CPF – Cadastro de Pessoa Física;
  • Data de nascimento;
  • Clique em “Iniciar a solicitação de isenção”;
  • Leia os termos, caso concorde clique em “próximo”;
  • Confira os seus dados pessoas, eventualmente esteja correto vá em “próximo”;
  • Apresente o CEP de onde você reside e vá em “próximo”;
  • Dados do ensino Médio:
    • Será perguntado qual a situação do seu ensino médio e tipo de escola que frequenta ou frequentou, veja qual se identifique;
    •  Informe o tipo de ensino e ano de conclusão;
  • Apresente o número do NIS;
  • Confirme todos os dados e clique em “próximo”;
  • Em seguida abrirá um questionário socioeconômico;
  • Informe e-mail, telefone para contato e escolha uma foto;
  • Por fim, confirme os dados, estando tudo correto clique em “Confirmar dados”, em seguida em “enviar solicitação de isenção”.

O resultado do pedido de isenção do Enem 2020 será divulgado no dia 24. Eventualmente não concorde, o recurso deverá ser apresentado do dia 27 a 1 de maio.

Para aqueles que não forem aceitos, terão que efetuar o pagamento da taxa de inscrição do Enem 2020. De acordo com o edital, o valor será de R$85,00 para ambos os exames.

Quer acompanhar todas as notícias do exame? Então curta e compartilhe a página do Facebook Enem 2020 ou o Instagram Guia do Enem. Conheça também a apostila digital que te proporciona em estudar no conforto de sua casa.

2 comentários em “Está aberto o prazo para o pedido de isenção do Enem 2020”

Deixe um comentário