Isenção do ENEM 2020 encerra-se nesta sexta-feira (17/04)

O período de isenção do Enem 2020 se encerra nesta sexta-feita, dia 17. Eventualmente não tenha efetuado a sua solicitação, ainda dá tempo. Tendo o prazo encerrado, só será possível a participação no Exame Nacional do Ensino Médio após o pagamento do Guia de Recolhimento da União que será no valor de R$85,00.

Além disso, o prazo para justificar ausência também se encerra nesta sexta-feira. O resultado do pedido de isenção do Enem 2020 será divulgado no dia 24.

A nota do Enem 2020 poderá ser utilizada para concorrer a vagas no ensino superior através dos programas do Ministério da Educação. Certamente os mais utilizados são Sisu – Sistema de Seleção Unificada, Prouni – Programa Universidade para Todos e Fies – Fundo de Financiamento Estudantil.

Como solicitar isenção no Enem 2020?

Imagem Isenção do ENEM 2020 encerra-se nesta sexta-feiraPara fazer a solicitação de isenção do Enem 2020, primeiramente é preciso saber se possui direito. Desse modo, veja a seguir todos os estudantes que atendem aos requisitos conforme o Edital. Antes de mais nada, candidatos pegos tentando burlar as regras, certamente terão seus cadastros cancelados e poderão responder a crime contra a fé pública.

Desse modo, veja todos os estudantes isentos do Enem 2020, lembrando que precisa se identificar a pelo menos um deles:

  • Antes de mais nada, aqueles estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio no ano de 2020 automaticamente estarão isentos. Contudo, deverá estar matriculado em uma escola da rede pública declarada no Censo da Educação Básica;
  • Aqueles que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada também possuem direito. Todavia, serão aceitos aqueles com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Candidatos que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica, assim sendo considerado membro de família de baixa renda, devendo respeitar os termos do art. 4º do Decreto nº 6.135. O participante deverá estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Serão aceitos aqueles com renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Se identifica a pelo menos um destes requisitos, então vá para o próximo passo que é solicitar isenção do Enem 2020.

Dados que serão exigidos no ato de solicitação do Enem 2020

Imagem Isenção do Enem 2020Primeiramente, para se cadastrar o estudante precisar ter acesso a internet. O único meio de solicitar isenção é através do portal do Inep pelo endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br/participante.

Ao acessar o endereço eletrônico, o estudante entrará em um bate papo com Nanda, robô que irá auxilia-lo. É importante que faça o cadastro no gov.br que assim seus dados já ficam salvos. Após se cadastrar basta clicar na opção “isenção“. Desse modo, Nanda fará algumas perguntas como data de nascimento e número de Cadastro de Pessoa Física.

Durante o prazo de isenção do Enem 2020, muitos estudantes questionaram um possível erro, pois ao informar a data de nascimento, o candidato não conseguia prosseguir com a solicitação. Eventualmente era apresentado uma nota ao candidato informando que os dados apresentados não estavam de acordo com o da Receita Federal.

Neste caso, aconselhamos que primeiramente vá ao site da Receita Federal e confira todos os seus dados. Eventualmente esteja tudo correto, volte ao site do Enem 2020 e continue tentando, pois o erro é causado devido à sobrecarga de acesso, por isto, não deixe para última hora.

Etapas de isenção do Enem 2020

  • Dados Pessoais;
  • Endereço;
  • Situação de Conclusão do Ensino Médio;
  • NIS – Número do Identificação Social
  • Confirmação;
  • Questionário socioeconômico;
  • Dados para contato, por exemplo, e-mail e número de celular
  • Foto;
  • Por fim, basta concluir clicando em “enviar solicitação”.

Os estudantes poderão solicitar isenção até às 23h59min desta sexta-feira, ou seja, dia 17. Antes de mais nada, vale lembrar que os estudantes que fizerem o pedido, terão que confirmar presença nas inscrições do Enem 2020, caso contrário, não terá seu cadastro concluído e assim ficando fora do exame.

As inscrições do Enem 2020 abrirão no dia 11 de maio. O processo deverá ser feito no mesmo endereço eletrônico que foi feito o pedido de isenção, ou seja, no portal do Inep.

Quer estudar para o exame e sem sair de casa? Adquira agora a sua apostila digital e já comece a se preparar. Para acompanhar todas as notícias através das redes sociais, basta curtir e compartilhar a página do Facebook Enem 2020 ou se preferir disponibilizamos também o Instagram Guia do Enem.

1 comentário em “Isenção do ENEM 2020 encerra-se nesta sexta-feira (17/04)”

Deixe um comentário