MEC confirma novas datas do Enem 2020

O Ministério da Educação confirmou nesta quarta-feira, dia 8, as novas datas do Enem 2020 – Exame Nacional do Ensino Médio.

As provas do Enem 2020 estavam confirmadas para o mês de novembro. Contudo, devido a pandemia do Covid-19 no Brasil, o exame foi adiado para janeiro e fevereiro. De acordo com o balanceamento do órgão, o exame contará com cerca de 5,8 milhões de estudantes.

Datas do Enem 2020

Do dia 20 a 30 de junho o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira fez uma enquete na página do participante com prováveis datas para o Enem 2020. Cerca de 49,7% dos participantes optaram em fazer as provas no mês de maio.

Contudo, conforme o MEC informou, a escolha dos estudantes não seria o única aspecto a ser levado em conta para definição das novas datas, pois ainda teria uma reunião com os secretários educacionais e representantes das instituições.

Desse modo, nesta quarta-feira, o Ministério da Educação juntamente com o INEP confirmou as novas datas do Enem 2020, veja abaixo:

  • Enem impresso: 17 e 24 de janeiro 2021
  • Enem digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021
  • Reaplicação do exame: 24 e 25 de fevereiro
  • Resultado: a partir do dia 29 de março

De acordo com o presidente do INEP, Alexandre Lopes, todas as medidas e precauções ao covid-19 já estão sendo tomadas. Além disso, foi informado que as medidas de segurança geraram um custo extra de R$70 milhões.

Contudo, as novas datas foram motivo de críticas pelos estudantes e por parte dos responsáveis por escolas.

Horários do Enem 2020

No primeiro dia serão aplicadas as áreas de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, redação e Ciências Humanas e suas tecnologias. Conforme o cronograma do edital, os estudantes terão 5h30min para entregar a prova do Enem 2020 no primeiro dia.

Veja aqui os prováveis temas da redação do Enem 2020.

O segundo dia serão 90 questões referentes a área de Matemática e suas tecnologias e Ciências da natureza e suas tecnologias. Já no segundo domingo serão 5h00min de prova.

A prova deverá ser feita de caneta esferográfica de cor preta fabricada de material transparente. Além disso, os estudantes terão que apresentar um documento com foto.

Conforme o edital, os portões serão abertos às 12h00min, de acordo com o horário de Brasília. O fechamento ocorrerá às 13 horas. Contudo, o horário poderá ser alterado devido as medidas de segurança contra o convid-19.

Certamente o uso de máscara será obrigatório. Além disso, o número de participantes em salas de aulas deveram ser reduzido, pois terão que respeitar o distanciamento de segurança, na qual conforme o Ministério da Saúde é de pelo menos 1 metro.

Documentos aceitos pelo Enem 2020

Os documentos apresentados no Enem 2020 deverão ser originais. Eventualmente tenha perdido ou assaltado, basta apresentar o Boletim de Ocorrência – BO no dia do exame. Contudo, só serão aceitos aqueles BO feitos em um prazo de 90 dias até o primeiro dia do exame. Neste caso, o estudante preencherá uma termo de responsabilidade e terá os seus dados recolhidos. Desse modo, veja alguns documentos que serão aceitos no Enem 2020:

  1. Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  2. Cédulas de Identidade RG – Registro Geral;
  3. Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  4. Carteira Nacional de Habilitação – CNH;
  5. Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  6. Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados;
  7. Carteira de Registro Nacional Migratório;
  8. Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade;
  9. Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  10. Certificado de Dispensa de Incorporação;
  11. Passaporte;
  12. Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  13. Certificado de Reservista.

Para mais informações curta e compartilhe nossa página no Facebook Enem 2020. Além disso, disponibilizamos um grupo de apoio no WhatsApp, basta clicar aqui para entrar. Conheça também nossa página do Instagram Guia do Enem. Está esperando o quê para começar a se preparar? Adquira agora sua apostila digital e já comesse a estudar. Boa sorte a todos!

Deixe um comentário