Imagem Enem 2020 Provas

O que cai no Enem 2020?

O que cai no ENEM 2020? Quais as matérias que caem no ENEM 2020? Essa é uma das grandes perguntas que os estudantes fazem antes de passarem pelo Exame Nacional do Ensino Médio. Com esse artigo vamos esclarecer alguns pontos interessantes sobre o assunto. Nosso objetivo é ajudar o leitor que busca informações sobre o conteúdo das provas do ENEM.

É de inteira responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) organizar tudo aquilo que envolve o Enem. A partir de 2009 as provas ganharam um novo formato e passaram a ser realizadas em dois dias. Conforme anunciou o Inep, o Enem 2020 contará com duas versões sendo uma digital e uma regular.

Como é composta a prova do Enem 2020? 

Imagem tudo sobre o Enem 2020As provas do Enem 2020 terão, ao todo, 180 questões de múltipla escolha, além de uma redação. Serão 45 questões divididas em quatro áreas de conhecimento, cada eventualmente abordando as seguintes matérias:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

De acordo com o anuncio do Inep, a aplicação da prova digital ocorrerá nos dias 11 e 18 de novembro. Já a versão regular será aplicada nos dias 1 e 8 de novembro. Antes de mais nada, serão disponibilizadas apenas 50 mil vagas para a aplicação digital. Além disso, somente algumas cidades receberão o Enem Digital, clique e veja. 

No primeiro domingo, provavelmente serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e redação. Por sua vez, no segundo domingo, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática.

Simulado do ENEM 2020: Ciências Humanas e suas Tecnologias 1

Começar
Parabéns - Você terminou Simulado do ENEM 2020: Ciências Humanas e suas Tecnologias 1. Você fez %%SCORE%% de %%TOTAL%%. Sua média é: %%RATING%%
Suas respostas estão marcadas abaixo:
Voltar
Questões
12345
678910
1112131415
16171819Fim
Voltar

Como são as aplicadas as provas do Enem 2020?

Em outras palavras, O Que Cai no Enem 2020 são questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada (A, B, C, D, E), sobre as áreas de conhecimento. 

O ENEM é um exame dá prioridade a leitura e interpretação de textos. São usadas muitas charges, recortes de revistas ou jornais, publicidades, textos da internet, exigindo conhecimentos sobre figuras de linguagens. Mas principalmente uma atenção maior no que diz respeito à identificação de aspectos nesses textos. As cinco primeiras questões são de interpretação de texto em língua estrangeira. Sempre aparecem alguns quadros e imagens de obras de arte, ou trechos de obras de movimentos literários do Brasil.

Questões da área de exatas cobram execução de contas simples, como cálculo de área, volume, perímetro, força, aceleração e velocidade, por exemplo. Geometria e planos cartesianos estão sempre presentes. As questões de Química e Biologia não costumam fugir daquilo que as escolas devem ensinar no ensino médio. História Geral e do Brasil, além de fenômenos naturais da Geografia, são matérias que caem no ENEM 2020.

O mais importante é que o candidato estude de verdade, e sempre se mantenha informado sobre questões de ética, cidadania, democracia, e acontecimentos do mundo atual. Fazendo isso, o resultado final será muito agradável, tanto nas provas objetivas, quanto na redação. Bons estudos!

Quais os principais assuntos cobrados nas matérias do Enem 2020?

Imagem Enem 2020 Provas Tomando como base todas as edições desse novo formato do Exame Nacional do Ensino Médio, desde o ano de 2009, podemos enumerar os assuntos do Enem 2020 que deverão ser abordados:

  • Linguagens: Leitura e interpretação de textos, leitura e artes, estrutura textual e análise de discurso, variação linguística, gênero textual;
  • Inglês: Cartuns, domínio lexical, tirinhas e charges, Leitura e interpretação de textos, análise e interpretação de poemas e canções, identificação da função do texto;
  • Espanhol: Semelhante aos assuntos cobrados em inglês;
  • História: Idade contemporânea, Brasil império, Brasil colônia, movimentos sociais e História política;
  • Geografia: Geografia agrária, questões econômicas e globalização, meio ambiente, geografia urbana, geopolítica;
  • Filosofia: Ética e política, natureza do conhecimento, democracia e cidadania, filosofia contemporânea, filosofia moderna;
  • Sociologia: Mundos do trabalho, ideologia, cultura e indústria cultural, meios de comunicação, tecnologia e cultura de massa, cidadania;
  • Física: Mecânica, eletricidade e energia, ondulatória, termologia, óptica;
  • Química: Química geral, físico-química, química orgânica, meio ambiente, energia;
  • Biologia: Humanidade e ambiente, citologia, histologia e fisiologia (animal e humana), fundamentos da ecologia, biotecnologia;
  • Matemática: Geometria, aritmética, escala, razão e proporção, funções, porcentagem, gráficos e tabelas.

Antes de mais nada, vale lembrando que foram destacados apenas alguns dos principais assuntos cobrados no exame.

Desta maneira, aconselhamos que todos se preparem se baseando na matriz de referência do Enem, um documento oficial do Inep que estabelece todos os eixos cognitivos e competências de cada uma das áreas.

As inscrições deverão ser feitas no mês de maio, através do endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br.

Antes de mais nada, curta e compartilhe nossa página  do Instagram Guia do Enem. Certamente quer mandar bem no exame, correto? Então conheça agora a apostila digital do Enem e comece a se preparar.

Deixe um comentário