Quando abre o ENEM 2020?

Quando abre o Enem 2020? Quem poderá participar da aplicação Digital? Muitos já estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio, pois vão utilizar a nota para cursar o ensino superior tão sonhado. A seguir vamos apresentar as prováveis datas, cronograma e como se inscrever no Enem 2020.

Antes de mais nada, para se inscrever no exame não possui exigência, onde qualquer pessoa poderá se inscrever. Contudo, para concorrer às vagas ou bolsas do ensino superior é necessário certamente ter conclusão no ensino médio. Os estudantes que vão concluir o ensino médio neste ano poderão concorrer, pois os processos de seleção só serão abertos em janeiro. Lembrando que alguns dos programas exigem nota mínima.

Eventualmente não tenha nenhuma alteração, as inscrições do Enem 2020 abrirá no mês de maio. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira – Inep abre o cadastro né um período de mais de uma semana, abrindo na segunda com o encerramento na sexta da outra semana. Desse modo, a previsão é que o período se inicia no dia 4 e vá até 15 de maio.

Cronograma do Enem 2020: Calendário e Datas

O cronograma do Enem 2020 terá as datas definas somente após a divulgação do edital. As únicas informações disponibilizadas pelo Ministério da educação foram:

  • Aplicação do Enem Digital;
  • O exame digital só será aplicado em 15 capitais com 50 mil vagas dividas entre elas.
  • Provas aplicadas em 11 e 18 de outubro e 1 e 8 de novembro.

No decorrer do artigo vamos apresentar quais são as capitais que receberão o Enem 2020 digital.

O Edital do Enem 2020 será disponibilizado no Diário Oficial da União – DOU.  O documento deverá ser lançado no mês de abril, na segunda quinzena do mês.

Na última edição o INEP separou o período de solicitação de isenção para antes das inscrições. O período de pedido de isenção para o Enem 2020 durará em torno de 13 dias, com previsão de início na primeira quinzena do mês de abril. Para efetuar o pedido basta acessar a página do exame no portal do Inep https://enem.inep.gov.br.

É importante lembrar que todos que pleitearem isenção, mas não compareceram nos dias de prova na edição anterior do Enem, também deverão justificar a ausência. Caso não haja justificativa o pagamento da taxa terá que ser efetuado. Ainda no mês de abril serão divulgados os resultados dos pedidos de isenção. Quem não for atendido poderá entrar com recurso.

Inscrições do Enem 2020

Imagem quando começam as Inscrições do Enem 2020No mês de maio se iniciam as inscrições do Enem 2020, nas datas previstas apresentadas acima. O pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU (taxa de inscrição) se encerra alguns dias após as inscrições. Atualmente o valor se encontra em R$85,00, contudo, poderá ter reajustem, pois esta edição contará com duas aplicações. O pagamento poderá ser feito em qualquer agência bancária, agências dos Correios ou casas lotéricas.

A próxima etapa do Exame é a divulgação do local de prova do Enem 2020. Certamente só disponibilizado apenas para o candidato que tiver a inscrição confirmada. Para visualizar, basta acessar a página do participante no portal do Inep informado mais acima. O local de prova é divulgado juntamente com o cartão de confirmação de inscrição em até um mês antes das provas, ou seja, setembro.

De acordo com o Inep, as provas ocorrerão em dois domingos, nos dias 1 e 8 de novembro e 11 e 18 de outubro. Após três dias úteis o INEP disponibilizará o gabarito oficial, ou seja, 21 de outubro e 11 de novembro . Já o resultado do Enem 2020 será divulgado no mês de janeiro, na primeira quinzena.

Onde serão aplicadas as provas digitais do Enem 2020?

Conforme a coletiva feita pelo Inep, as provas digitais só serão aplicadas nas seguintes capitais:

  1. Belo Horizonte – MG;
  2. Brasília – DF;
  3. Campo Grande – MS;
  4. Cuiabá – MT;
  5. Curitiba – PR;
  6. Rio de Janeiro – RJ;
  7. Belém – PA;
  8. Manaus – AM
  9. Florianópolis – SC;
  10. Goiânia – GO;
  11. São Paulo – SP
  12. Porto Alegre – RS;
  13. Recife – PE;
  14. João Pessoa – PB;
  15. Salvador – BA.

Horários e cronograma das provas do Enem 2020

Imagem Inscrições do Enem 2020Como já foi informado as provas do Enem 2020 ocorrerão em dois domingos. Os portões serão abertos às 12h00min de acordo com horário de Brasília e o fechamento será às 13h00min não tolerando atraso. O caderno de questões será composto por 180 questões divididas igualmente entre as áreas e os dois dias de prova.

No primeiro dia de prova o estudante terá 5h30min para entregar o gabarito e folha de redação. Serão aplicadas as áreas de Ciências Humanas e suas tecnologias e Linguagens, códigos e suas tecnologias. O segundo dia o participante terá apenas 5h00min, pois o caderno será composto apenas por questões. Terão no segundo dia as atividades de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

Quer continuar acompanhando todas as notícias do Enem 2020? Então curta e compartilhe a página do Facebook ou o Guia do Enem no Instagram. Quer estudar, mas não sabe por onde começar? Conheça agora a apostila digital, onde será o seu guia dos estudos.

Deixe um comentário