Quando vai ser o ENEM 2020?

Quando vai ser o ENEM 2020? As datas do Enem já foram informadas? Quando serão as inscrições? Neste artigo veja as datas de quando vai ser o Exame Nacional do Ensino Médio. De acordo com coletiva divulgada à imprensa pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, as provas serão aplicadas nos dias 1 e 8 de novembro e 11 e 18 de outubro. Entenda todos os detalhes no decorrer deste artigo.

O Ministério da Educação – MEC juntamente com o Inep não oficializaram as datas do Enem 2020. Contudo, foi feita uma coletiva e informado que o exame contará com uma aplicação digital e uma regular. As notas obtidas em ambos as aplicações poderão ser utilizadas com critério de seleção para o ensino superior, nos programas a seguir:

  • Sisu – Sistema de Seleção Unificada;
  • Prouni – Programa Universidade para Todos;
  • Fies – Fundo de Financiamento Estudantil.

Quando serão abertas as inscrições do Enem 2020?

Eventualmente o Inep não divulgou o edital do Enem 2020, contudo, acreditasse que será disponibilizado no Diário Oficial da União – DOU na segunda quinzena do mês de maio. Com base nas edições anteriores, as inscrições do Enem 2020 terão início no dia 4 de maio com o encerramento no dia 15.

Primeiramente, para fazer inscrição no Enem 2020 o candidato precisa acessar a página do participante, disponível no portal do Inep, no endereço http://enem.inep.gov.br. Para iniciar as inscrições do Enem 2020, o candidato precisa informar os números dos seus documentos pessoais (identidade e CPF – Cadastro de Pessoa Física).  Além disso, será exigido data de nascimento, endereço, dados escolares e algumas informações referentes ao grupo familiar.

No ato da inscrição, o participante precisa informar um número de telefone e endereço de e-mail válidos, de tal forma que o Inep poderá entrar em contato. Vale lembrar que estes dados só poderão ser apresentados apenas em uma inscrição. Além disso, também é necessário criar a senha do Enem 2020, que será utilizada em todos os acessos posteriores ao site.

Ao se inscrever, o candidato ainda deve escolher a opção de língua estrangeira, tendo com opções inglês ou espanhol. Deverá ser informado também o município do local de provas do Enem 2020. Certamente, deverá ser informado aquele município que se encontrará durante o período das provas. Estudantes com necessidade de atendimento especializado e/ou específico também deverão indicar a situação.

Os pedidos de carências da taxa de inscrição do Enem 2020, deverão ocorrer na primeira quinzena de abril. Antes de mais nada, vale lembrar que aqueles que foram isentos, mas não compareceram no exame de 2019, deverão justificar ausência, caso contrário, terão que efetuar o pagamento caso queira participar.

Calendário completo do Enem 2020

Em seguida, vamos apresentar todo o calendário do Enem 2020 com algumas prováveis datas:

  1. Edital: O edital do Enem 2020 deverá ser divulgado na segunda quinzena de março. Eventualmente no dia 23;
  2. Isenção/Justificativa de ausência: Já o período de isenção do Enem 2020 será na primeira quinzena de abril, provavelmente a partir do dia 6 de abril de 2020;
  3. Inscrições: As inscrições do Enem 2020 ocorrerão no mês de maio. Conforme as outras edições, os cadastros deverão ter início no dia 4 com encerramento no dia 15 de maio de 2020;
  4. Cartão de Confirmação: Como as provas serão aplicadas em outubro e novembro, assim o Inep deverá divulgar o cartão em setembro;
  5. Provas: De acordo com a coletiva do MEC, as provas serão aplicadas nos dias 11 e 18 de outubro (Digital) e 1 e 8 de novembro (Regular);
  6. Gabarito: O gabarito do Enem 2020 é divulgado três dias úteis após o encerramento do exame. Desse modo, nos dias 21 de outubro e 11 de novembro;
  7. Resultado: Será divulgado na primeira quinzena do mês de janeiro.

Enem Digital e Enem Regular

As provas ocorrerão em datas diferentes, como já exposto acima. De acordo com o Inep, as provas digitais serão disponibilizadas apenas para 50 mil estudantes e será aplicada em 15 capitas. Já o Enem 2020 regular será aplicado em todo o Brasil e qualquer pessoa poderá faz, desde que faça a sua inscrição.

Conforme a coletiva, as capitais dos seguintes estados receberão a prova digital:

  1. Pará;
  2. Minas Gerais;
  3. Distrito Federal;
  4. Mato Grosso do Sul;
  5. Mato Grosso;
  6. Paraná;
  7. Santa Catarina;
  8. Goiás;
  9. Paraíba;
  10. Amazonas;
  11. Rio Grande do Sul;
  12. Pernambuco;
  13. Rio de Janeiro;
  14. Bahia;
  15. São Paulo.

Fique por dentro de todas as atualizações do Enem 2020, curta e compartilhe a página do Fabeook ou do Instagram Guia do Enem. Não perca mais tempo, adquire agora a apostila digital e já comece os seus estudos para alcançar a sua vaga tão sonhada num curso superior.

Deixe um comentário