Quando serão aplicadas as provas do Enem 2020

Atualmente as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2020 foram adiadas devido a pandemia do novo coronavírus o Covid-19. Assim sendo, muitos estudantes estão perguntando se vai ter o exame? Quando serão aplicadas as provas? Pensando nessas dúvidas, elaboramos este artigo onde vamos apresentar as prováveis datas de aplicação do Enem 2020.

Antes de mais nada, vale lembrar que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, prorrogou o prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Enem 2020. Conforme o anúncio, a Guia de Recolhimento da União – GRU poderá ser pago até o dia 10 de maio, sendo aceito em qualquer agência bancária, casas lotéricas ou agências dos Correios.

Vão ser aplicadas as provas do Enem 2020?

Imagem Enem 2020 ProvasConforme disse o Ministro da Educação Abraham Weintraub, as provas do Enem 2020 vão ser aplicadas sim. Entenda por que é necessário acontecer o Exame Nacional do Ensino Médio.

Como o nome já diz, o Enem é utilizado como avaliação do nível de aprendizagem do ensino médio no país. Além disso, o exame também é utilizado como critério de seleção para o ensino superior através dos seguintes programas:

  • Sisu – Sistema de Seleção Unificada;
  • Prouni – Programa Universidade para Todos;
  • Fies – Fundo de Financiamento Estudantil.

O Sisu é destinado a instituições públicas distribuídas pelo Brasil. Já o Prouni e Fies são destinados a instituições privadas. Eventualmente o Enem 2020 venha a ser cancelado, certamente estes programas educacionais também serão, assim prejudicando o preenchimento das entidades.

Conforme o MEC, o Enem 2020 obteve 6.121.363 inscrições, na qual pouco mais de 100 mil se cadastraram para o exame digital. Contudo, as inscrições de alguns participantes só serão validadas após o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$85,00.

Muitos deles estão com medo de não ter o exame. Contudo, o Inep fara uma enquete no mês de junho (sem data confirmada), na página do participante. Serão apresentado a cada participante as datas das provas, na qual os estudantes poderão escolher, certamente será escolhido pela instituição a data com maior número de votos.

Prováveis datas do Enem 2020

Imagem tudo sobre o Enem 2020Conforme os dados do coronavírus, eventualmente o Brasil é o segundo país com maior número de confirmados e o quarto com maior registro de mortes. De acordo com alguns pesquisadores, o país está passando pelo pico de contaminação do vírus, sendo assim dificultando a aplicação de qualquer vestibular.

As provas estavam agendadas para o mês de novembro, contudo, foram adiadas devido a pandemia. Com base nas pesquisas, as provas do Enem 2020 deverão ser aplicadas no mês de janeiro. As datas mais especuladas são nos dias 3 e 10 e 17 e 24 de janeiro. Contudo, vale lembrar que estas datas são apenas previsões.

No primeiro dia serão aplicadas 90 questões de múltiplas escolhas, onde serão baseadas nas seguintes áreas:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Redação.

Já o segundo dia serão mais 90 questões de múltiplas escolhas, na qual serão baseadas nas seguintes áreas:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

No primeiro dia os estudantes terão 5h30min de prova. Já o segundo dia serão apenas 5h00min. Em sala de aula os estudantes não poderão ter em mãos relógios, celulares, calculadora e entre outros objetos. Sendo assim, haverá uma contagem regressiva, na qual será informado pelos fiscais.

Quer participar do grupo do Whatsapp? Então, clique aqui e faça parte. Além disso, disponibilizamos o Facebook Enem 2020 ou o Instagram Guia do Enem. Não perca mais tempo, comece a se preparar no conforto e segurança da sua casa, adquira agora a apostila digital. Desde já, boa sorte a todos.

Deixe um comentário