Resultados de pedidos de isenção de taxa no Enem estão disponíveis

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, já divulgou os resultados de pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2020. Desse modo, neste artigo vamos ensinar todos os detalhes de como visualizar e como apresentar o recurso caso sua solicitação tenha sido negada.

Além da taxa de inscrição, o Inep divulgou também o resultado dos pedidos de justificativas de ausência no Exame Nacional do Ensino Médio. Conforme o calendário do Enem 2020, os recursos deverão ser apresentados do dia 27 de abril até o dia 1 de maio.

Como visualizar o resultado de isenção do Enem 2020?

Imagem aplicativo do EnemOs resultados das solicitações de isenção e justificativas de ausência, poderão ser visualizados através da página do participante pelo endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br ou pelo aplicativo “Enem”. Assim sendo, basta informar o número do Cadastro de Pessoa Física e senha.

O sistema do Enem 2020 para solicitação de isenção permanece aberto, onde se encerrará no dia 2 de maio. Assim sendo, aqueles estudantes que atenderem aos requisitos abaixo ainda podem solicitar o desapegamento da taxa:

  • Estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio no ano de 2020, em escola da rede pública declarada no Censo da Educação Básica;
  • Tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada. Contudo, poderá ter uma renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda. O candidato certamente deverá respeitar os termos do art. 4º do Decreto nº 6.135. O participante deverá estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Serão aceitos aqueles com renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Certamente aqueles que não obtiveram o pedido aceito, poderão enviar uma nova documentação para que o Inep faça uma nova análise.

Conforme a nota apresentada pelo Inep, onde é confirmado que órgão vai garantir a isenção de todos aqueles estudantes que possuem direito, mesmo que tenham perdido o prazo.

Como entrar com recurso no Enem 2020?

Como fazer a inscrição do Enem 2020Os estudantes que atendem aos requisitos acima e tiveram os pedidos de isenção negados, eventualmente algo esta errado. Desse modo, o Inep disponibiliza que os estudantes possam entrar com um recurso e assim fazendo uma nova avaliação, contudo, deverá ser apresentado alguns documentos.

Certamente, antes de entrar com o recurso, veja se realmente atende a todos os requisitos para ser isento no Enem 2020.

Para entrar com pedido de uma nova análise de isenção do Enem 2020, basta o estudante acessar a página do participante. Certamente o estudante deverá enviar uma documentação que comprove a situação de solicitação de isenção, como declarações de escola, declaração de renda ou número do NIS.

Antes de mais nada, vale lembrar que qualquer comprovação que será enviada, deverá estar no formato PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB.

Eventualmente tenha o pedido negado, aparecerá em baixo opções referentes ao quadro que o estudante atende. Por exemplo, estudantes que estejam cursando o ensino médio em escola pública, mas teve o pedido negado. Neste caso, basta enviar uma declaração da escola onde confirme que estejam cursando o último ano em escola de rede pública.

Para aqueles que vão enviar um comprovante de renda, deve lembrar que só serão aceitos aqueles emitidos neste mês ou nos últimos 3 meses. Serão aceitos contracheque, Holerite; DECORE; DIRPF; Extrato Bancário; Carteira de Trabalho e entre outros.

Os resultados dos recursos do Enem 2020 serão divulgados no dia 7 de maio. Eventualmente tenha o pedido negado, certamente terá que efetuar o pagamento da taxa de inscrição, na qual será no valor de R$85,00.

Para mais informações a atualizações sobre o exame, curta e compartilhe a página do Facebook Enem 2020 ou o Instagram Guia do Enem. Não perca mais tempo e comece a se preparar dentro da sua casa, adquira agora a sua apostila digital (clique e conheça).

 

 

Deixe um comentário